segunda-feira, 1 de agosto de 2011

* VOLTA ÀS AULAS



AS FÉRIAS ACABARAM!

É HORA DE ESTUDAR NOVAMENTE.

SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!


7 dicas para driblar o corpo mole de seu filhote e ajudá-lo a retomar a rotina:

- Diga palavras de incentivo

Nada de contar a seu filho experiências ruins que você teve na época da escola. Incentive-o, falando sobre as aulas que achava legais, os amigos e as descobertas.

- Ajude-o na adaptação

É preciso um período de adaptação - ou readaptação -, principalmente se ele for pequeno. Você deve passar um tempo na escola com ele. "Se não puder, mande a avó, a tia ou alguém em quem a criança tenha confiança".

- Acredite na escola

Conhecer a direção e ter confiança no colégio fazem seu filho confiar também. Mas, se passar alguns meses e ele não se adaptar mesmo, não insista. "Isso pode atrapalhar o aprendizado", alerta a psicóloga especializada em educação, Sidilene Lima.

- Seja firme

Por mais que seu filho choramingue, não queira acordar cedo e sinta falta das férias, não ceda. "A adaptação à rotina depende da postura dos pais", explica a pedagoga.

- Não mostre pena

Faça ele o berreiro que for, não mostre que está com pena. Ou ele pode fazer chantagem. "Deixá-lo faltar um dia porque ele está mal, tudo bem. Mas faltar demais pode atrapalhar o rendimento", diz a psicóloga.

- Ouça o que seu filho tem a dizer!

Se ele ficar ansioso demais nos primeiros dias e isso interferir no sono ou no apetite, não se desespere. O melhor é conversar com ele. "Pergunte ao seu filho se ele está enfrentando dificuldades na escola, ouça o que ele tem a dizer com carinho e dê toda a atenção necessária", aconselha Sidilene.

- Oriente bem os adolescentes

Se ele vai trocar de escola no meio do ano, fique atenta e dê a ele uma dedicação especial. Ele pode ficar preocupado se fará amigos, se os professores são legais e como vai ser a nova vida escolar. Respeite esse momento de transição de seu filho. Chegar no meio do ano, com os grupinhos já formados, é um desafio, sim. Mas pense que isso é um aprendizado, pode ser bom para que ele aprenda.

Fonte: Experiências em Educação

Nenhum comentário:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...