domingo, 9 de junho de 2013

* FESTA JUNINA


Festa Junina é tempo bom para brincar!

O tempo passa, os hábitos mudam, mas em boa parte do Brasil as festas juninas permanecem entre as mais populares manifestações do calendário católico. Sobrevivem também muitas simpatias que alimentam a fé e o imaginário de seus devotos. 

Os santos do Mês : Santo Antonio (13 de junho), São João(24 de junho) e São Pedro(29 de junho) .



As pessoas fazem as simpatias com bom humor, pedem  ajuda a esses três santos, para que realizem seus sonhos, em relação ao namoro, casamento, felicidade do casal, saúde e união da família etc.

Nas festas realizadas no mês de junho   tem os tradicionais jogos nas barracas, como  argolas e toca do coelho,pescaria... 
Também são muito populares as gincanas, com os mais variados jogos de terreiro: Corrida de sacos, Ovo na colher, Corrida de três pés e muitos outros.

São brincadeiras que reúnem a família, integram turmas e divertem gente de todas as idades!

Na Festa Junina também a  festividade traz muita tradição, como a fogueira, a dança de quadrilha, as barracas típicas  de alimentação, e a maioria do cardápio da festa junina tem como base o milho e encontramos  deliciosos pratos como: o cural,  pamonha, bolo de milho verde, canjica, milho cozido, cuscuz e pipoca.

Além desses pratos, também encontramos o arroz doce, pinhão cozido, bolo de pinhão, amendoim, paçoca, bolo de amendoim,  broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata-doce...


Como é divertido a Festa Junina!



Um comentário:

Simonha disse...

É divertido... e as crianças gostam muito...
Abraço!
http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...